Sustentabilidade nos condomínios da MRV

A preocupação com sustentabilidade nos condomínios da MRV é um grande diferencial no mercado atual. De fato, com clientes cada vez mais conscientes, as ações positivas em relação ao meio ambiente começam na formação da estrutura inicial dos empreendimentos e seguem no cotidiano dos moradores.

Essa proposta mostra uma ajuda significativa contra a mudança global de clima com mais de 1.446.132 de árvores plantas, reforço na educação de qualidade com 170 escolas inauguradas e 1.2 milhão de litros de água potável e saneamento.

Quer saber mais? Vamos mostrar como o conceito de sustentabilidade é aplicado nos condomínios da MRV. Acompanhe!

Conheça os selos verdes de construção

A MRV se preocupa em criar um relacionamento de confiança com seu público. Por esse motivo, além da qualidade indispensável em todas as suas ações, também tem atenção especial com soluções sustentáveis que são positivas ao meio ambiente. O mais importante é que realizar sonhos tem tudo a ver com construir apartamentos e atuar diretamente por um mundo melhor.

Os selos Obra Verde e MRV + Verde existem desde 2015 e incentivam diretamente a propagação das práticas sustentáveis. Esse tipo de medida traz como resultado a melhoria incessante na qualidade dos residenciais construídos e da comunidade na vizinhança das obras realizadas com o selo da construtora. 

Equipes conscientes 

Todas as obras e os empreendimentos iniciados a partir do segundo semestre de 2015 são certificados com os selos. A partir disso, as equipes de construção envolvidas e os síndicos responsáveis posteriormente pelos condomínios são orientados a seguir processos diferenciados de práticas limpas. 

Outro ponto que merece destaque é a participação de engenheiros e outros profissionais devidamente treinados para fiscalizar o cumprimento das exigências dos selos. Veja, a seguir, quais são as principais ações adotadas: 

  • gestão de resíduos na construção;
  • educação ambiental dos empregados;
  • emprego de madeira plantada ou certificada;
  • inclusão de bicicletário;
  • reaproveitamento de água da pia para o mictório nos banheiros dos barracões temporários de obra;
  • iluminação natural nas áreas de lazer;
  • reutilização da água para limpeza do canteiro, dentre outras atividades pertinentes, coletada por decantação da água de lavagem da betoneira; 
  • diminuição do volume dos resíduos que poderiam ser gerados, por meio da aplicação de componentes industrializados ou pré-fabricados; 
  • inclusão de trabalhadores locais para incentivar a criação de mais empregos;
  • instalação de janelas maiores para melhorar a ventilação e ampliar a luz natural nos barracões temporários de obra.
  • execução antecipada do muro de divisa do empreendimento.

Entenda as diferenças entre os selos

Os selos Obra Verde e MRV + Verde possuem algumas diferenças. O primeiro foca em ações de sustentabilidade no estudo do projeto voltadas aos empreendimentos para beneficiar diretamente todos os clientes. Já na atuação do segundo, todas as atividades verdes são feitas no período de execução dos empreendimentos. 

Assim, suas principais definições acontecem no início da obra. Vale ressaltar também que os selos possuem relação básica comum em todos os imóveis e uma relação opcional. A situação de cada uma costuma ser definida conforme estudos de viabilidade e estratégias comerciais internas. 

Origem da ideia sustentável 

Como uma empresa consciente sobre seu papel positivo na sociedade, a MRV já atuava com esse conceito. O quadro geral envolvia movimentos sociais junto aos colaboradores próprios e terceirizados. No entanto, com a certificação, essa preocupação trouxe um padrão alinhado com recomendações estratégicas.

Isso porque foi criado um padrão de qualidade consciente que se baseia em responsabilidade com o meio ambiente. Além disso, a melhora na qualidade de vida das pessoas com práticas sustentáveis contribui regularmente para a adoção da padronização. Logo, os selos foram criados para padronizar e estabelecer critérios das ações existentes, bem como promover a implantação de novas ações de sustentabilidade, uma vez que os selos são dinâmicos e seguem as tendências de mercado.

Busque informações sobre energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é a grande aposta para reduzir o consumo de eletricidade e usar os recursos naturais de maneira adequada. Uma dos principais objetivos da MRV, ao adotar o formato em seus empreendimentos, é incentivar o processo de democratização. Ainda em 2018, 60% dos imóveis foram lançados com base nesse tipo de tecnologia e em 2019 foram 70%.

Em um panorama geral, quatro deles apresentam suprimento da área comum e das unidades habitacionais. Como forma de conscientizar os seus clientes e oferecer o que existe de melhor, a empresa ainda prepara em paralelo um “kit fotovoltaico”, com o qual será possível comprar uma unidade de sistema fotovoltaico como forma de compensação parcial do consumo. A grande vantagem é que, com a adesão, existe a possibilidade de obter descontos na conta individual de energia.

Avalie os benefícios

Para quem realiza o sonho da casa própria, os benefícios de contar com um projeto sustentável são inúmeros. Os principais, na prática, são a economia na conta de água e de luz com a adição de hábitos conscientes e dispositivos economizadores da MRV.

Vale levar em consideração também que o processo de reaproveitamento de água é executado em alguns empreendimento e segue as exigências de cada município. Outro ponto importante envolve o uso de madeira certificada. Todas as portas e pisos laminados são originados de madeira certificada FSC.

Linha Eco

Criada para reunir sustentabilidade, inovação e tecnologia, a linha Eco da MRV apresenta conforto e excelente custo-benefício. Os produtos têm área em torno de 40 m² e são estrategicamente inseridos em locais da cidade já desenvolvidos com foco atrair o público mais jovem em busca de seu primeiro imóvel e, claro, muito mais consciente com as práticas sustentáveis. 

Linha Bio 

Com acabamentos diferenciados, a linha Bio oferece conforto para quem deseja realizar o sonho da primeira casa própria. Os cuidados investidos nos produtos faz com que a moradia se torne uma experiência diferenciada e personalizada conforme as preferências de sua família.

Além disso, existe ainda a linha Premium focada em empreendimentos de alto padrão que são construídos com bases sustentáveis ainda nas resoluções iniciais. Conheça, a seguir, algumas das características que variam de acordo com a linha:

  • nova fachada;
  • iluminação noturna especial;
  • portas especiais que em alguns casos são entregues com olho mágico;
  • janelas especiais em alumínio branco;
  • bancadas em pedra com aço inox;
  • linha especial de louças e metais;
  • piso laminado na sala e nos quartos;
  • pomar;
  • sistema de coleta seletiva; 
  • elevador inteligente (com dispositivos para economia de energia);
  • circuito fechado de TV (CFTV);
  • cerca elétrica;
  • luminária com sensor de presença;
  • infraestrutura para Wi-Fi;
  • tomada USB.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a sustentabilidade nos condomínios da MRV. O mais importante, na visão da empresa, é melhorar a qualidade de vida dos clientes e, ao mesmo tempo, fazer com que hábitos positivos, como reciclar lixo no condomínio, sejam adotados. Afinal de contas, ao se mudar para um apartamento sustentável, o natural é que o dia a dia de cada um seja transformado com pequenas resoluções.

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato comigo e encontre opções que atendem suas necessidades e se encaixam com os sonhos de sua família.